Toda empresa que se preze tem o marketing entre uma de suas maiores prioridades, mesmo que seja o bom e velho feijão com arroz: mapear suas forças e fraquezas, identificar oportunidades e ameaças, fazer aquele estudo da concorrência e desenvolver uma boa pesquisa sobre seus públicos.
Porém, há alguns anos, só isso não vem sendo o suficiente. Você pode estar pensando, "Mas eu faço estudos sofisticados, como análise Porter e outras mais, e compro pesquisas regularmente." Mas não é disso que estamos falando.
Em um mercado que empresas têm se preocupado frequentemente com a qualidade e o atendimento ao cliente, consumidores vêm se deparando cada vez mais com a dificuldade em escolher entre duas ou mais marcas, cujas diferenças são praticamente mínimas. O que resta a eles é buscar um diferencial que realmente se destaque.
Para preencher essa lacuna, surge um parâmetro que tem ajudado a consolidar a imagem de empresas, inclusive no mercado financeiro, o ESG. A sigla vem do inglês Environmental, Social and Governance (Meio-ambiente, Social e Governança), os três elementos que, trabalhados em conjunto, demonstram o quanto a empresa está engajada em questões que afligem as sociedades atualmente.
Uma empresa que trabalha esses três espectros dentro de sua estratégia, bem como faz questão de levantar essa bandeira, é vista com mais simpatia pelo mercado em geral e, especialmente, pelos consumidores - seja uma mãe que quer um futuro melhor para seus filhos, um grupo em busca de representatividade ou mesmo pessoas preocupadas com a ética empresarial. É o tipo de postura quer demonstra que a empresa não está preocupada apenas com o lucro, alheia ao bem-estar e desenvolvimento da sociedade.
Infelizmente, muitas empresas, ao entenderem a importância da sigla para sua imagem, implementam em suas rotinas, mas sem a devida adaptação aos preceitos, o que pega muito mal para sua imagem. A prática é conhecida como green wash e é amplamente criticada, não apenas pelos especialistas, mas pelos consumidores em geral, que já não são mais tão inocentes assim.
Entretanto, iniciativas autênticas são sempre bem-vindas, mesmo que pequenas no começo. O importante é a empresa se engajar e "contaminar" a todos ao seu redor.
Por isso, o marketing social tem sido crescente nas campanhas publicitárias; e no OOH não seria diferente, né? Mídia OOH se encaixa perfeitamente nos seus planos caso você esteja procurando resolver tudo isso escrito acima. O motivo? A mídia exterior tem o poder, como nenhuma outra, de criar awareness num curto prazo de tempo, com rentabilidade única.
Marcas comunicando suas iniciativas através de outdoors, estações de metrô, relógios de rua, e claro, no BACK SEAT da Carrega+.
Se sua empresa tem alguma iniciativa bacana, relacionada ao meio-ambiente, social ou em governança, deixe que todo mundo saiba dela, anunciando no BACK SEAT da Carrega+. Mande agora mesmo um email para comercial@carregamais.com.br e engaje mais gente à sua ideia.