Foi-se o tempo em que uma empresa anunciante planejava e veiculava sua mídia e depois esperava, esperava, pra ver se aquilo traria resultados de recall de mensagem e principalmente de vendas.
Mas muita coisa mudou nos últimos anos no mercado publicitário. Hoje, os anunciantes precisam ser necessariamente assertivos em sua comunicação junto aos seus públicos e errar não é, nem de longe, uma possibilidade a ser considerada.
Além da rentabilidade, da diferenciação e do awareness, todas essas premissas básicas para uma boa mídia, as marcas agora exigem de suas agências e parceiros de mídia, oportunidades que vão além e que também tragam interatividade, segmentação e reais possibilidades de mensuração.
Vamos então parar de achar que apenas a mídia digital entrega tudo isso. Não, não é bem assim. A mídia OOH entendeu o recado e, há anos, vem se preparando para hoje poder entregar tudo isso às marcas. Atualmente vemos uma mídia OOH extremamente tecnológica à disposição do mercado anunciante. Veículos são compradores de pesquisas de hábitos de mídia, consumo e lazer; possuem ferramentas diversas que primeiro mapeiam as melhores oportunidades para uma campanha; e – depois – conseguem medir a efetividade real dessa campanha. A mídia OOH pode sim fazer parte de planos de clientes que querem métricas para suas campanhas.
Se décadas atrás a mídia OOH era sinônimo de falta de métricas, hoje já não é bem assim. As informações à disposição de agências e marcas anunciantes dão embasamentos mais do que suficientes para que profissionais de mídia percebam a evolução desta mídia. Prova disso são os dados de investimento publicitário no meio que nos últimos anos mostram e comprovam a consolidação do OOH.
E sua marca? Já anuncia em mídia OOH?