Com o crescimento das mídias digitais nos últimos anos, a expressão “campanha de performance” ganhou uma relevância gigante e é discussão obrigatória e cotidiana nas agências de publicidade por todos os cantos. Mas você sabe o que é isso?
Campanhas de performance são caracterizadas por um modelo de compra de mídia em que o pagamento por esse espaço ocorre de forma variável, já que ele está associado à performance do anúncio no ambiente digital (clique, interação, venda). Outra característica e até mesmo por conta dessa primeira citada acima, é que as campanhas de performance podem ser medidas e desta forma torna-se possível compreender quais esforços da marca no ambiente digital estão realmente trazendo resultados para o negócio do cliente.
Como consequência de tudo isso dito, naturalmente ela torna-se mais mensurável e administrável do que qualquer outra mídia, possibilitando ajustes de rota no meio do caminho. Em campanhas de performance você consegue enxergar reais dados de venda, por exemplo, a partir daquela campanha ou daquele anúncio em específico. Bacana, né?
Os profissionais de mídia com maior tempo de atuação no mercado e com uma longa bagagem em mídia tradicional irão dizer que toda mídia é de performance, já que a publicidade tem como missão persuadir as pessoas a comprarem produtos e serviços e que no final, quando a venda de um produto acontece é porque a mídia, de alguma forma, colaborou pra isso.
Errado eles não estarão, mas é que em mídia digital especificamente, conseguimos formatos e pilares de atuação que ora contribuem para maior pulverização de mensagem de marca (campanhas de awareness) e ora contribuirão para maior tráfego e conversão (campanhas de performance).
Ok, mas outros meios de comunicação não podem atuar em campanhas de performance? O OOH, por exemplo, não funciona para campanhas de performance?
Se considerarmos um dos fatores citados no início desse texto e que a mídia de performance tem por caraterística entregar um modelo de atribuição para cada formato dentro da campanha, a resposta é sim.
Atualmente, a mídia OOH permite que uma marca desenvolva possibilidades de interação variada com seu público, de forma que, quando se aponta a câmera de celular para um QR Code, ou quando se entra num site ou ainda quando se telefona ou manda uma mensagem no WhatsApp para um número qualquer, a empresa anunciante saberá de qual face aquele lead chegou. Isso ajuda a entender quais criativos ou quais espaços de OOH estão de fato, contribuindo para a obtenção dos objetivos de campanha.
Ou seja, sim, a mídia OOH pode e deve ser considerada em campanhas de performance, até porque, além do explicado acima, é a mídia que muitas vezes está mais próxima do ponto de venda do produto, ou seja, da conversão.
Quer saber como a Carrega+ pode te ajudar em sua próxima campanha de performance? Fale agora mesmo com nosso time comercial.