Planejar uma campanha demanda certo tempo e muitos esforços. Quem trabalha com Mídia sabe muito bem disso. No caso de uma campanha de Out Of Home, a dinâmica é a mesma, mas com algumas peculiaridades. A característica mais marcante do OOH é o fato de seus suportes estarem sempre nos caminhos ou locais aonde os públicos se dirigem.
Por conta disso, pode-se dizer que o OOH é quase que uma "mídia anfitriã", pois está sempre ali, recebendo pedestres, motoristas e qualquer pessoa que esteja por ali, de passagem ou para permanecer por algum tempo. No restante, o OOH se comporta em um planejamento de comunicação como todas as outras mídias. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer um planejamento de OOH campeão para a sua comunicação.
Todo planejamento começa por definir um período para a sua campanha. A decisão deve ser tomada com base em algumas variáveis, como verba disponível, objetivos dessa campanha (de marketing e de comunicação), resultados esperados, entre outros. Definido o período, é preciso definir quais tipos de OOH farão parte da estratégia.
O OOH é uma mídia versátil, especialmente pela infinidade de formatos, que vão do tradicional outdoor ao DOOH associado à geolocalização. Por sua vez, cada um desses formatos oferece outra infinidade de vantagens que, sozinhos ou atuando em conjunto com outros, faz sua comunicação chegar a locais e públicos dos mais variados, ou mesmo nichos específicos.
Por isso, é importante que sua equipe de comunicação conheça muito bem os públicos a quem querem atingir. Há alguns institutos de pesquisa que têm esses dados consolidados, fundamentais para se entender o quando, onde e como a comunicação deve ser feita. Conhecer os públicos é fundamental para, principalmente, otimizar sua verba de campanha.
Feito isso, agora é o momento de pensar na sua mensagem. Aproveite a versatilidade do OOH para criar comunicações impactantes, envolventes e dinâmicas. Alguns formatos têm a vantagem de contar com a chamada espera forçada: a pessoa tem que ficar naquele espaço e na mesma posição por um determinado período, que pode ser curto ou longo, fazendo com que busque uma distração ao redor do espaço em que está temporariamente "preso". Uma mensagem criativa pode ser um alívio bem vindo naquele momento.
Por fim, é importante que se defina, logo no planejamento, métodos de avaliação das estratégias implementadas. É preciso saber se o que foi planejado e executado está levando (ou levou) ao resultado esperado logo no início das conversas. Métricas como quantidade de inserções, associadas com número de impactos, ROI, tíquete médio pós campanha, visitas ao site, entre outros, dão um retrato para a equipe sobre a performance da campanha e ajudam a tomar decisões frente a inúmeros cenários.
Por fim, atentos a essas dicas, nem é preciso dizer que o BACK SEAT da Carrega+ é a mídia que contempla todas as características fundamentais que uma mídia eficiente e impactante deve ter para fazer parte de um plano de comunicação de sucesso. Mande hoje mesmo um email para contato@carregamais.com.br e venha conversar com a gente sobre como o BACK SEAT pode ajudar a sua marca chegar mais longe.