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Você sabe quais são as métricas analisadas em campanhas OOH?
Carrega+ • 7 de maio de 2021

Não se faz mídia sem que se possa medir resultados. Aquela lógica dos anos 90 de que se anuncia e depois reza pra ver se vende ficou pra trás, bem pra trás.


Aliás, já não é de hoje que gestores de marketing e profissionais de mídia tendem a privilegiar para suas campanhas publicitárias somente aqueles meios de comunicação que sejam possíveis e passíveis de terem seus resultados mensurados. Ou seja, correr o risco de se errar na mídia já não é algo que pode ser considerado ou pensado. De maneira nenhuma, inclusive.


E dentro dessa mesma ótica, a mídia OOH evoluiu enormemente nos últimos anos. Novas ferramentas chegaram e auxiliam a todo momento nas atividades de controle e análise dessas métricas. Não se compra mais mídia ‘no escuro’ nos dias atuais.


Listamos então aqui algumas das métricas mais comuns que são analisadas comumente por profissionais da área e que podem auxiliar, a todo momento, os gestores de marketing em suas tomadas de decisão. Talvez muitas delas você já até conheça, mas talvez outras não. Se conhecer todas, melhor ainda, e então, você pode dividir esse texto com alguém do seu time, por exemplo. Vamos às métricas:


Fluxo de pessoas: uma das métricas mais comuns da mídia OOH. Trata-se da quantidade de pessoas que passam diante de uma face de mídia. Essa métrica pode ser estabelecida dentro de um período de tempo, como: hora, dia, semana, quinzena ou mesmo mês. É uma métrica quantitativa e quanto maior, melhor. Porém, deve ser observada sempre que possível, dentro de um público-alvo. Aqui, pode haver sobreposição, já que uma mesma pessoa pode passar de manhã e a tarde em frente aquela mesma face OOH.


Alcance: quantidade de pessoas diferentes impactadas pelo menos uma vez pela campanha publicitária. Diferentemente da métrica anterior, aqui se observa e quantifica, pessoas diferentes (únicas) que estão ou que podem ser expostas a uma campanha. Lembrando que toda campanha publicitária possui objetivos de cobertura, essa métrica é uma das mais utilizadas em mídia.


Frequência: número médio de vezes que uma pessoa pertencente ao público-alvo foi exposta à mensagem da marca. A mídia OOH trabalha bastante essa métrica, já que para muitas campanhas deve-se ‘falar’ um maior número de vezes para que o indivíduo seja levado a uma ação de compra, por exemplo, de um produto.


Custo por mil: é a relação existente entre o fluxo de pessoas e quanto se pagar para ali anunciar. Trata-se de uma das análises de rentabilidade mais utilizadas em mídia nas últimas décadas. Nesse quesito, a mídia OOH leva uma vantagem gigante e compara às demais mídias. Anunciar em mídia OOH é extremamente rentável e a marca terá sempre um custo por mil (cpm) irrisório quando comparar o OOH com meios como TV, rádio ou mídia impressa. Ou seja, além de ser uma mídia de visibilidade, ela é extremamente rentável.


Tempo de permanência: um dos maiores desafios hoje das marcas é conquistar a atenção das pessoas. E claro, se possível for, por um maior tempo. Nessa métrica em específico, analisa-se por quanto tempo a pessoa teve a oportunidade de ser impactada pela mensagem de marca. Costumamos chamar essa métrica também de: atenção dispendida. Ou seja, num mundo onde as pessoas são impactadas por milhares de informações diariamente, possuir um alto índice de atenção dispendida para a mensagem de uma marca é ouro. Não é toda mídia OOH que consegue m tempo de permanência alto, mas existem sim, possibilidades. O BACK SEAT aqui da Carrega+ possibilita um tempo de permanência médio de até 20 minutos. Incrível, não?


Interação: a mídia OOH evoluiu e hoje permite que o público interaja com ela. Uma pergunta, um call to action mais agressivo como um cupom ou até mesmo um QR Code podem fazer com que a relação das pessoas com a mensagem ali exposta seja levada para um segundo momento. Ao final de uma campanha, consegue-se medir então qual o número de interações geradas com o público, a partir daquela mensagem de marca da mídia OOH.


Custo por interação: trata-se da relação existente entre o quanto se pagou para ali anunciar e o número de interações obtidas a partir dessa mesma mídia OOH. Imaginando que essa interação pode ser a primeira etapa de construção de um lead qualificado e que posteriormente caminhará para uma conversão, faz total sentido que saibamos qual o custo desse possível novo cliente da marca.


E aí, quais dessas você já conhecia? Quais outras métricas você costuma utilizar para suas campanhas de mídia OOH?


Viu só como uma série de variáveis podem ser medidas quando se anuncia em mídia OOH? E Ainda tem quem fale que é uma mídia que não se pode mensurar. Eu, hein?! Não caia nessa.


Se quiser saber mais e como a gente pode colocar tudo isso a disposição da sua marca, fala com a gente. A Carrega+ olha pra todas essas variáveis quando planeja e depois quando coloca a campanha de um cliente na rua. ‘Bora’ medir sua campanha OOH com a gente?


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